Cantor Zé Neto é diagnosticado com Candidíase oral; Veja o que o fungo provoca

A Candidíase oral é um fungo que se aproveita da baixa imunidade no organismo

O cantor Zé Neto, que faz dupla sertaneja com Cristiano, foi recentemente diagnosticado com monilíase oral, que se trata de um tipo de fungo, depois de utilizar corticoide para o tratamento de problemas no pulmão, provocados pela covid-19 e também pelo uso de cigarro eletrônico.

De acordo com Alexandre Naime, infectologista do Hospital das Clínicas de Botucatu, a situação atual do cantor é a candidíase oral, provocada por um fungo denominado Candida albicans, que é bastante oportunista.

PUBLICIDADE

“Ele faz proveito de uma situação onde a imunidade está baixa, para conseguir se instalar no organismo. Uma pessoa que não apresenta qualquer tipo de anomalia, pode também ter a presença do fungo, mas para esses casos ele não consegue se manifestar. Agora para pessoas que possuem problemas crônicos de imunidade, ou realiza tratamentos que atingem de forma direta ou indireta o sistema imune, como por exemplo a quimioterapia, é mais normal ele se manifestar”, explicou Alexandre.

Para o combate a inflamação provocada pelo cigarro eletrônico, o cantor está fazendo uso de medicamento corticoide, e, de acordo com informações do especialista, muito provavelmente na forma inalação.

PUBLICIDADE

“Isso gera um prejuízo na imunidade local, ou seja, na boca, e é o motivo do surgimento dos sinais do fungo. Pacientes que tem, asma brônquica e bronquite, a exemplo, que usam o mesmo tipo de usar o remédio, apresentam o mesmo problema”, disse o especialista.

Dentre os sintomas, estão: Surgimento de placas esbranquiçadas na boca, língua e céu da boca; dor e incômodo na mesma região; dificuldade para mastigar e engolir.

PUBLICIDADE

O tratamento do problema se baseia em bochechos com medicações antifúngicas ou então o uso de drogas antifúngicas orais, que necessitam de ser prescritas por um especialista.

 

Via: uol.com.br

PUBLICIDADE

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.