Drag pioneira no Brasil não resistiu ao Covid-19

A Associação do Orgulho e Parada LGBT de SP, que prepara esses eventos, lançou um comunicado à respeito.

O mundo gay perdeu um de seus maiores destaques. Morre na quarta-feira (03) Miss Biá, com 81 anos, cuja era considerada a primeira drag no país. Segundo sua sobrinha, Adriana, Miss Biá também foi mais um alvo da Covid-19. Eduardo Albarella, intérprete da drag, estava há 10 dias hospitalizado por causa do coronavírus.

Devida sua paixão por teatro de revista, Eduardo começou em 1958 a se montar, quando era office-boy em São Paulo. Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Gina Lollobrigida e Carmem Miranda as inspiravam. Com maquiagem e peruca loira impecáveis, era conhecido como Hebe Camargo dos LGBT’s. Até chegou à ser maquiador da apresentadora.

Símbolo de luta, amor e resistência pela arte drag, Miss Biá estava ainda atuando, sendo residente em uma boate de SP, sendo apresentadora da programação na casa noturna, todos os sábado às 3h. Sua característica marcante era jogar pirulitos aos espectadores.

Em época que as drags faziam shows à capela, Miss Biá conquistou respeito e fama nas boates da região da Boca do Lixo. Também se apresentava em luxuosas danceterias à casais héteros.

A Associação do Orgulho e Parada LGBT de SP, que prepara esses eventos, lançou um comunicado à respeito.

“Missa Biá, criada por Eduardo Albarella de 80 anos, começou nos anos 60 e nunca mais parou. Arte, bom humor e irreverência. Estamos de luto. Saudades eternas” disse a nota.

O coletivo de artistas Distrito Drag, lamentou.

“O Distrito Drag lamenta muito a partida de um dos principais nomes da arte drag do Brasil, Miss Biá, de 80 anos que se foi, nos deixando, vítima de complicações causadas pela Covid-19, em SP”.

Em 2018, dando entrevista à revista Época, miss Biá entrou no assunto sobre a morte.

“Que Deus me dê uma boa morte, em um hospital, não na minha casa. Pois lá eles dão banho, me deixam arrumada e linda para ir direto pro caixão”.

Escrito por News Report

Colunista de notícias, visando levar a informação à leitores diversos, através da internet, mídias sociais, redator de plataforma em diversos assuntos.