Ana Furtado (46 anos) é atriz, jornalista e apresentadora, é casada com Boninho e muito querida pelo povo brasileiro. Ela tem nacionalidade brasileira e portuguesa.
Ana Furtado possui o diagnóstico de daltonismo deste criança. Seu pai e avô também tem o mesmo diagnóstico. Ela descobriu o daltonismo em uma consulta de rotina em um oftalmologista.
O Daltonismo é muito raro em mulheres e é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. A apresentadora tem dificuldade para enxergar, principalmente, verde, vermelho e marrom.
O daltonismo pode dificultar o aprendizado, pois como as opções de cores são reduzidas, tornando mais difícil diferenciar algumas coisas, como por exemplo: frutas, roupas e cores do semáforo.
Ana Furtado revelou que quando era criança e estudava, tinha dificuldade principalmente nas aulas de geografia. Na matéria de geografia precisava pintar mapas e desenhar, com a situação de daltonismo, ela confessa que já fez caule verde, folha marrom e maçãs rosas. A apresentadora diz que aos poucos foi se acostumando com sua condição e adquiriu respeito e amor pelas cores.
Ana Furtado, no final de janeiro de 2020, foi passear na Disney e lá teve oportunidade de conhecer algumas cores com ajuda de óculos especial. Ela ficou tão emocionada que compartilhou em sua rede social Instagram vídeos, fotos e legendas descrevendo sua alegria e gratidão por este momento único e tão especial.
Seus seguidores desejaram que ela continue abençoada por Deus, desejaram também que ela seja feliz e outros seguidores comentaram que passam pela mesma condição de Daltonismo que a apresentadora. A apresentadora reforçou, em seu passeio, que dá para se apaixonar pelo mundo e pela vida através das cores. Disse também que foi uma experiência incrível e indescritível.
Lembrando que a Ana Furtado revelou um câncer de mama em maio de 2018. Em dezembro do mesmo ano a apresentadora retirou o tumor. Entre os meses de Maio a Dezembro Ana Furtado fez questão de revelar e relatar as dificuldades que ela estava passando com a doença. Um dos objetivos da Ana em revelar a doença foi incentivar as pessoas a irem ao médico fazer o tratamento adequado.
No dia de hoje, 04 de fevereiro de 2020, fez uma postagem em rede social Instagram (que já conta com mais de 4 milhões de seguidores) sobre a consciência ir ao médico e fazer o tratamento adequado ao câncer, mesmo quando o diagnóstico for difícil. Ela registrou esta publicação, pois hoje é o dia mundial do câncer.